Cada etapa desse segmento possui características bem definidas. Na primeira, por exemplo, os professores são polivalentes e trabalham em uma mesma disciplinas conteúdos de várias áreas do conhecimento. Já na segunda o professor é especialista e deve aprofundar o que foi introduzido na etapa anterior.

Nessa divisão, portanto, o aluno precisa lidar com mudanças bruscas na estrutura curricular de uma etapa para a outra. Mas esse é apenas um dos desafios. No Ensino Fundamental, o aluno entra ainda criança e sai adolescente, tem acesso mais facilitado à tecnologia e passa por transformações sociais e biológicas importantes.

Neste artigo você vai ler mais e se aprofundar nos Anos Finais do Ensino Fundamental, também conhecido como Ensino Fundamental II, para entender o que é, quais seus principais desafios, como está estruturado e como o aprendizado é avaliado nesta etapa.

O QUE É O ENSINO FUNDAMENTAL 2

O Ensino Fundamental II é a etapa da Educação Básica que vai do 6º ao 9º ano (antigas 5ª a 8ª série), na qual se aprofundam conhecimentos introduzidos no Ensino Fundamental I e prepara-se o aluno para o Ensino Médio. Para isso, o estudante passa a contar com mais disciplinas e professores especialistas em cada uma delas.

Nesse ciclo, além de retomar e ressignificar os conteúdos vistos anteriormente, os professores têm o desafio de apresentar conceitos mais complexos aos alunos, que serão importantes para facilitar a aprendizagem no ciclo seguinte, o Ensino Médio.

É ainda um grande desafio para o corpo docente conseguir interligar os conteúdos de várias disciplinas, para promover um aprendizado interdisciplinar e desenvolver no aluno uma visão holística do seu processo de aprendizado, que será essencial não só para a continuidade dos seus estudos, mas também para a vida em sociedade.

Já o aluno, que, nessa etapa, geralmente está na faixa etária de 11 a 15 anos, precisa aprender a ser mais autônomo e independente, pois não terá mais o apoio de um único professor para orientá-lo, e mais organizado, pois precisará lidar com diferentes tipos de conhecimentos e fontes de informação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Open chat