
Precisa tomar banho ao chegar em casa? Como vai ser na hora do lanche? 11 especialistas respondem sobre riscos de transmissão da Covid-19 na educação infantil.
Por Elida Oliveira e Luiza Tenente, G1
A volta às aulas traz muitas dúvidas sobre o coronavírus para pais e responsáveis por crianças que estão em creches e pré-escolas. Na educação infantil, os alunos ainda precisam de mais orientação e participação dos professores.
Neste tira-dúvidas, 11 especialistas respondem questões como:
- Máscara: crianças pequenas devem usar a partir de que idade? Qual máscara protege mais? Meu filho não gosta de usar, o que faço? É necessária uma proteção extra como escudo facial (face shield)?
- Dentro da escola: é possível manter distanciamento entre crianças pequenas? Brinquedos dos parquinhos podem ser compartilhados? Há risco no contato dos professores ao ajudar os alunos? E na hora do lanche? Como analisar se uma sala tem ventilação adequada?
- Fora da escola: precisa tomar banho ao chegar em casa? Quais são os riscos no transporte e no deslocamento? Acho arriscado para pessoas da casa o meu filho ir à escola. O que fazer?
Respondem as dúvidas:
- Beatriz Abuchaim, gerente de conhecimento aplicado na Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, especializada em primeira infância
- Daniel Lahr, professor do Instituto de Biociências da USP
- Ethel Maciel, epidemiologista e professora da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
- Isaac Schraastzhaupt, coordenador na Rede Análise Covid-19
- Jamal Suleiman, infectologista do Instituto Emílio Ribas
- Luciano Pamplona, epidemiologista e pesquisador da Universidade Federal do Ceará (UFC) com experiência na área de Saúde Coletiva e epidemiologia das doenças transmissíveis
- Luiz Miguel Garcia, presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)
- Raquel Stucchi, médica infectologista da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp
- Renato Kfouri, diretor da Sociedade Brasileira de Imunização e presidente do departamento de imunização da Sociedade Brasileira de Pediatria
- Vitor Mori, doutor em engenharia biomédica pela USP e pesquisador da Universidade de Vermont