O Enem 2020 é a principal porta de entrada para o ensino superior nas universidades brasileiras em 2021, e um dos concursos mais esperados por milhões de estudantes do país. A pandemia causada pelo novo coronavírus trouxe como consequência o adiamento das provas, que serão aplicadas, com as mudanças, nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021.

Outra novidade é a criação do Enem Digital, versão online da prova, que será aplicada pela primeira vez nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Essa nova modalidade tem algumas características próprias, sobre as quais falaremos mais adiante.

Antes, vamos explicar um pouco melhor sobre como vai funcionar o Enem 2020, bem como a aplicação das provas, além de falar especificamente com você, que tem filhos que vão prestar esse exame tão disputado, e quer saber como ajudá-los a ter mais foco nos estudos. Vejamos tudo isso, a seguir!

Como funcionará o Enem 2020?

Uma das maiores preocupações de pais e alunos a respeito da aplicação do Enem 2020 é a respeito das medidas de segurança durante o exame. Entretanto, não há com o que se preocupar em relação a isso, uma vez que todas as precauções serão tomadas para garantir a integridade dos alunos durante o teste.

Exemplo disso é que no edital do exame está previsto que participantes diagnosticados com doenças infectocontagiosas até um dia antes da prova poderão solicitar a reaplicação da prova, inclusive para pessoas com a COVID-19. Assim, não há riscos de perder o teste, ou mesmo, de que os participantes entrem em contato com pessoas infectadas.

Além disso, o Inep publicou, ainda em julho, os protocolos de aplicação do Enem 2020, que levam em consideração toda a situação da pandemia. Assim, o uso de máscaras de proteção será obrigatório durante toda a aplicação da prova, bem como a correta higienização de todo o local, garantindo a maior segurança para quem está realizando o exame.