A Educação Infantil é a primeira etapa da educação básica, destinada a atender alunos até os cinco anos de idade. Durante esse período, os pequenos podem desenvolver aspectos físicos, motores, cognitivos, sociais e emocionais por meio de práticas de descoberta e experimentação.

Quer saber um pouco mais sobre a importância desta etapa e por que ela deve ser ministrada com qualidade? Continue a leitura e descubra mais sobre o assunto!

Por que a Educação Infantil é essencial na vida escolar do estudante?

Uma Educação Infantil de qualidade é essencial na vida escolar dos estudantes de diversas maneiras. Primeiro, porque é neste momento em que as crianças começam a interagir fora do convívio familiar. Ou seja, aprendem a lidar com as diferenças e com a autonomia em suas atividades.

Educação Infantil  — Foto: Acervo do Colégio Bonja

Educação Infantil — Foto: Acervo do Colégio Bonja

Além disso, essa fase funciona como base para as etapas seguintes da vida escolar. Por meio dos projetos e experiências desenvolvidos, elas adquirem conhecimentos que contribuem para o estímulo a novas descobertas. Elas constroem conhecimentos básicos para viver em sociedade. Com jogos e demais trabalhos pedagógicos, aprendem a respeitar o espaço do próximo e a trabalhar em equipe.

Tudo isso impacta diretamente no futuro das crianças. Elas crescem com uma visão de mundo mais ampla e sentem-se mais confiantes e seguras para as próximas etapas de aprendizagem.

Quais habilidades ela ajuda a desenvolver?

Na Educação Infantil, as crianças desenvolvem habilidades importantes para o presente e o futuro. Como, por exemplo, a percepção afetiva e social, como agradecer, pedir licença, ceder o lugar para o colega, entre outras questões.

Durante esse período, o desenvolvimento da linguagem, bem como a ampliação do vocabulário, são explorados de modo a incentivar a participação nas vivências, na narração de histórias sequenciadas, na argumentação e respeito às regras estabelecidas.

O desenvolvimento psicomotor é estimulado a partir de vivências lúdicas, sendo que a criança tem contato com diferentes materiais, brincadeiras, atividades esportivas, musicalização, aulas de dança e produções artísticas que incentivam a sua criatividade.

O que é importante observar ao escolher onde seu(sua) filho(a) fará a Educação Infantil?

É imprescindível que a escola ofereça espaços diferenciados e amplos que promovam possibilidades da criança desenvolver-se com liberdade de expressar-se diante das atividades propostas e que se sinta segura. Outro ponto importante é a qualificação dos profissionais que, preparados para a faixa etária, possam ser orientadores e mediadores no processo de desenvolvimento do(a) aluno(a), auxiliando-o(a) e respeitando-o(a) em cada fase da Educação Infantil.

Educação Infatil — Foto: Acervo do Colégio Bonja

Educação Infatil

Além disso, uma escola de qualidade visa sempre estreitar os laços com as famílias. Dessa maneira, eles também podem monitorar o crescimento e o desenvolvimento de seus(suas) filhos(as) de perto, e permanecerem sempre cientes das propostas pedagógicas realizadas. Assim, terão a certeza de que o futuro das crianças será brilhante.

Conseguiu visualizar melhor o impacto da Educação Infantil de qualidade na vida de seu(sua) filho(a)? Lembre-se de levar em consideração todos os detalhes deste artigo assim que a criança iniciar seus estudos!