A volta às aulas presenciais será tema de um ato nacional marcado para este sábado em Belo Horizonte e outras capitais. Representantes das escolas, funcionários, além de pais e médicos, prometem sair em carreata para exigir que as autoridades priorizem a retomada das aulas presenciais nas escolas no formato facultativo. Em BH, o movimento sairá da Praça do Papa, na região Centro-Sul, às 9h30.

O grupo reivindica que os governos federal e dos estados classifiquem a educação como serviço essencial, formalizando a necessidade de priorização deste serviços dentro da sociedade. Desde março de 2020 as escolas estão fechadas na maior parte do Brasil.

De acordo com a idealizadora do movimento Pais pela Educação BH, Sheila Freire, informações científicas comprovam que as escolas não são locais de alta transmissão e que a retomada seria segura.

“O que a gente quer é que a escola seja prioridade, especialmente aqui em Belo Horizonte, que a gente quer lembrar a prefeitura e aos governantes que no momento de retomada a escola deve ser prioridade, ela não pode, de novo, ir para o final da fila e ser a última abrir. A gente já tem informações científicas suficientes que provam que a escola não é um local de alta transmissão, a doença não é grave para as crianças, elas pegam menos, transmitem menos e ficam com quadras muito menos graves, então não tem motivo para que as escolas estejam fechadas se o resto estiver aberto.” 

Sheila explica sobre a carreata e a adesão ao movimento. “Nós temos hoje aproximadamente 30 cidades confirmadas para este sábado e a boa notícia é que em algumas capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória as aulas já estão aprovadas e liberadas para esse retorno gradativo e com protocolos e mesmo assim São Paulo e Vitória, por exemplo, participarão da carreata em apoio as demais cidades que ainda não obtiveram essa liberação.” 

Por Cléver Ribeiro, 15/01/2021 às 07:46
atualizado em: 15/01/2021 às 14:39

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Open chat