ano letivo 2021 nas escolas municipais e particulares de Uberlândia começou nesta segunda-feira (8) com aulas presenciais, mesmo diante da pandemia da Covid-19.

A medida adotada pela Prefeitura motivou ação na Justiça para tentar adiar o retorno.

Contudo, o calendário não foi alterado e algumas instituições aderiram a paralisação logo pela manhã, ou mantiveram as portas fechadas, conforme acompanhou o MG1. A reportagem pediu posicionamento para o Executivo, mas não houve retorno até a última atualização da matéria.

Segundo foi definido pelo Município, as salas de aula deverão receber, no máximo, 50% da capacidade total de alunos. A outra metade deverá acompanhar as aulas remotamente. Em dezembro de 2020, foi divulgada uma cartilha com os cuidados que pais, alunos e escolas precisarão adotar.

Cartazes foram fixados nas porta de algumas escolas que aderiram paralisação — Foto: Gabinete vereadora Cláudia Guerra/Divulgação

Duas escolas onde a reportagem registrou que as portas estavam fechadas foram E.M. Professora Cecy Cardoso Porfírio, e de Educação Infantil Professora Sônia Aparecida Álvares de Oliveira, no Bairro Mansour. Uma mãe foi até o local para fazer matrícula, mas não conseguiu entrar.

Segundo informou o Comitê Municipal de Luta dos Servidores Públicos Municipais de Uberlândia, a paralisação foi definida após assembleia virtual feita na última semana diante da situação em que a cidade se encontra na pandemia.

Entre as questões alegadas estão: novas deliberações do Comitê de Enfrentamento à Covid-19; recomendação da Defensoria Pública; ocupação de leitos nos hospitais da cidade; relatos da precariedade da estrutura física em muitas unidades escolares de acordo com os protocolos; e a falta de recursos humanos, insumos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a reabertura das escolas.