Dia Internacional das Florestas é comemorado no 21 de março e é uma data para refletirmos sobre a importância das florestas e a necessidade de preservação delas. Em todo o planeta, as florestas atuam como habitat para várias espécies, e são fontes de alimentos, medicamentos e rendas para a população humana. Diante de sua grande importância, fica claro a necessidade de cuidarmos das nossas florestas.

Dia Internacional das Florestas

O Dia Internacional das Florestas, comemorado no 21 de março, é uma data criada com a finalidade de conscientizar toda a população a respeito da importância das florestas para todo o nosso planeta. A data foi proclamada em 2012, na Assembleia Geral das Nações Unidas.

A cada ano, um tema é escolhido para ser tratado na data. Em 2019, por exemplo, o tema escolhido foi “Florestas e educação”,e teve por objetivo amplificar o conhecimento acerca das florestas e da sua importância, bem como a necessidade de proteger esses locais. Já em 2020, o tema escolhido foi “Florestas e biodiversidade”,cujo foco é discutir a grande variedade de formas de vida que vivem nesses locais.

O que são florestas?

Geralmente, damos o nome de floresta a uma vegetação rica em árvores, onde é possível observar suas copas encontrando-se (dossel). Mata e selva são também termos utilizados como sinônimos de florestas. Apesar de ter essa desginação popular e bastante conhecida, existem outras definições mais específicas de floresta, que são importantes, por exemplo, para a criação de políticas públicas.

Veja também: Os principais tipos de vegetação do Brasil

Uma dessas definições é da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), que afirma que floresta é uma “área medindo mais de 0,5 ha com árvores maiores que 5 m de altura e cobertura de copa superior a 10%, ou árvores capazes de alcançar esses parâmetros in situ. Isso não inclui terra que está predominantemente sob uso agrícola ou urbano”.

A importância das florestas

As florestas são áreas em que há grande quantidade de espécies vegetais, principalmente as lenhosas, e espécies animais. As florestas são, portanto, o habitat de vários seres vivos, sendo responsáveis por abrigar uma grande biodiversidade. De acordo com a FAO, elas abrigam cerca de 80% da biodiversidade terrestre do mundo, e, infelizmente, sua biodiversidade está ameaçada pelo desmatamento, pela degradação florestal e pelas mudanças climáticas.

As florestas, no entanto, não são importantes somente pela biodiversidade que abrigam. Não podemos esquecer-nos de que elas afetam diretamente a regulação do climaElas constituem, por exemplo, um importante estoque de carbono, uma vez que absorvem o gás carbônico da atmosfera e utilizam-no em seu crescimento.

Quando as florestas são destruídas, no entanto, emitem gases de efeito estufa, como o gás carbônico, responsáveis pelas mudanças climáticas. Outro ponto importante é que a destruição das florestas provoca uma redução da umidade local, causando impacto também no regime de chuvas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Open chat