Além de significar diversão, o brincar é um instrumento de crescimento para as crianças. Por isso, selecionamos 10 brincadeiras para fazer em casa que estimulam o desenvolvimento dos pequenos.

A ideia é aproveitar esse período de quarentena para fazer atividades em família. Assim, de forma lúdica e divertida, você irá contribuir para evolução do seu filho. Afinal, por meio da brincadeira, a criança interage com o outro, faz comparações, amplia o vocabulário e elabora o mundo que a cerca.

E não é apenas isso. Continue lendo e descubra mais 6 benefícios do brincar! Refaça sua rotina familiar e selecione brincadeiras para fazer em casa junto com seu filho!

6 BENEFÍCIOS DO BRINCAR

DESENVOLVE A LINGUAGEM

O brincar ajuda no desenvolvimento da linguagem especialmente para as crianças menores. Isso é possível uma vez que estimula a criança a expressar suas emoções e a se comunicar.

AJUDA A LIDAR COM A FRUSTRAÇÃO

As crianças nem sempre vão conseguir completar ou ganhar nas brincadeiras. O fato pode gerar frustrações, o que contribui para o crescimento pessoal. Isso ocorre já que a criança passa a entender que muitas vezes as coisas não saem como ela deseja.

ESTIMULA O DESENVOLVIMENTO SOCIAL

As brincadeiras tradicionais podem ser ferramentas de sociabilização. Isso porque há muitas opções de brincadeiras que são feitas em coletivo. Dessa forma, a brincadeira proporciona a relação e o contato com outras pessoas.

FAVORECE O DESENVOLVIMENTO MOTOR

Quando se estimula a mobilidade da criança, a brincadeira é uma maneira de exercitar o corpo. Assim, o brincar favorece o fortalecimento muscular e o equilíbrio, o que contribui para o desenvolvimento motor. Por isso, principalmente para os bebês e as crianças menores, a brincadeira é uma ótima maneira de desenvolver o físico.

APRIMORA O COGNITIVO

Durante muitas brincadeiras, os pequenos são motivados a pensar para avançar etapas. Sendo assim, o brincar é uma oportunidade de aprender a superar desafios e estimular a criatividade, o que ajuda no desenvolvimento cognitivo.

PROMOVE DIVERSÃO

Tem coisa melhor do que se divertir? Se os adultos gostam disso, imagine só as crianças?! Por isso, os pais devem sempre motivar o filho a brincar. Afinal, as brincadeiras contribuem para que a criança tenha uma infância saudável e repleta de memórias alegres com a família.

10 BRINCADEIRAS PARA CRIANÇAS DE TODAS AS IDADES

Agora que você já conhece os benefícios do brincar, trouxemos uma seleção de brincadeiras para fazer em casa. As opções contemplam desde os bebês até as crianças maiores. A ideia é envolver toda família e se divertir neste período de distanciamento social. Confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

X
Open chat